Pesquisa Aerotaguá - Busca de conteúdo do blog

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Como fazer seu próprio combustível...

Com a atual alta no custo do combustível para modelismo, muita gente se pergunta se não seria possível fazer o tal combustível... Mas aí surgem perguntas como: Qual a proporção correta de óleo? E o óleo, que óleo é esse? Qual a quantidade certa de nitrometano? Precisa mesmo do nitrometano?  É metanol mesmo? Não dá pra substituir o nitrometano (que é caro pacas) por outra coisa? E o motor, não vai ser prejudicado se o combustível for ruim? Onde eu compro os componentes? E o custo?

Bom, estou criando este post justamente pra tirar todas as dúvidas em relação a esse assunto...

Então vamos lá, começando pelo óleo:

O óleo

O óleo deve ser o de maior qualidade possível e miscível em álcool, existem óleos específicos para modelismo como este (este óleo é o mesmo utilizado pelo combustível Ômega e Wildcat, e é por causa dele que estes combustíveis são cor-de-rosa):
 
Ou então se usa o óleo puro de rícino degomado, cuja aparência é esta:
Ainda existe a possibilidade de se usar óleo para Kart, mas com este a proporção deve ser mudada, adicionando-se 3% a mais na proporção original. Este é um exemplo de óleo para Kart:

Sobre a proporção correta, o certo mesmo é seguir o manual do seu motor. No caso dos motores O.S., Thunder Tiger e Super Tigre os valores são os seguintes:

Motores para carros: 12 a 15 % de óleo
Motores para barcos: 16 a 18 % de óleo, apenas rícino e NUNCA usar nitrometano.
Motores para aviões: 16 a 18% de óleo
Motores para helicópteros 18¨a 20% de óleo
Motores para aviões ducted-fan: 15 a 17% de óleo

Pelos valores vistos acima, percebemos que é possível fazer um combustível só para aviões e helicópteros, o que economiza muito a produção. Essa mistura comercialmente se chama helimix, e normalmente vem com 18% de óleo e 15% de nitrometano.

O Nitrometano

O Nitrometano quando misturado ao metanol vira um grande auxiliar na queima do mesmo, liberando oxigênio para a queima do metanol e ajuda a resfriar o coletor de admissão. Na verdade, todos os motores são projetados para funcionar sem nitrometano nenhum, porém existe uma queda de potência acentuada conforme vai se aumentando a altitude de cada local, devido a escassez natural de oxigênio acima dos 500 metros. Como ele libera oxigênio, costuma ser utilizado como "compensador" de altitude, por isso, aqui em Brasília (1200 metros de altitude) costuma-se usar 10% ou 15% de nitrometano na mistura. Na verdade a proporção correta seria de 12,66%. De qualquer forma, se quiser adicionar nitrometano esta é a única marca à venda no mercado brasileiro:
Com base em tudo isso e na crença popular, parece até que o nitrometano é essencial ao funcionamento dos nossos motores, porém, como eu disse anteriormente, todos os motores são projetados para funcionar com 0% de nitro. Ao estudar vários sites americanos e europeus sobre modelismo, descobri uma espécie de substituto para o nitrometano: A Acetona pura. A acetona pura tem as mesmas propriedades do nitro e de quebra é BEEEEM mais barata e muito mais forte, tanto que normalmente apenas 6% de acetona equivalem a 15% de nitrometano. A desvantagem é que se pode usar no máximo 8% de acetona, pois a mesma em concentrações acima de 9% costuma dissolver plásticos (como o tanque, as mangueiras, backplates dos motores LA e coisas assim), logo, a medida 100% segura seria 6% de acetona. Lembre-se também que a acetona pura não é aquela que vende na farmácia, cuja concentração costuma ser de 60% (60% de acetona, 40% de álcool etílico com especiarias...)  A acetona pura é vendida em embalagens de 1 a 50 litros como estas:
As misturas:

Já testei com excelentes resultados as seguintes misturas:
Metanol+Óleo de rícino (8%)+Óleo Klotz (8%)+Nitrometano (10%) = ômega 10% 
Metanol+Óleo de rícino (10%)+Óleo Klotz (8%)+Nitrometano (15%) = ômega 15% helimix
Metanol+Óleo de rícino (8%)+Óleo Klotz (8%)+Nitrometano (15%) = ômega 15% 

Estas misturas citadas acima são exatamente as mesmas do combustível comercial que a gente compra nas lojas. Mas eu também testei as seguintes alternativas com os mesmos excelentes resultados:

Metanol+Óleo de rícino (18%)+Nitrometano (15%) (quase igual ao comercial, ficou da cor do Wildcat)
Metanol+Óleo Klotz (18%)+Nitrometano (15%)  (esse foi o mais caro de todos, ficou quase o mesmo preço do galão comercial, mas não sujava o avião e dava muito boa potência...)
Metanol+Óleo de rícino (18%)+Acetona Pura (6%) (Barato e muito forte)
Metanol+Óleo de rícino (18%) (Barato e funciona normalmente)
Metanol+Óleo de rícino (8%)+Óleo Klotz (8%)+Acetona Pura (6%) (muito forte, preço +-)
Metanol+Óleo de rícino (16%)+Acetona Pura (6%) (Bem Barato e muito forte)

Como viram, não é tão complicado assim fazer o tal combustível, e pra achar os ingredientes, aqui em brasilia fiz assim:

Metanol - Se acha no autódromo de brasilia, R$4,10 o litro.
Óleo de rícino degomado puro - Se acha no MercadoLivre, R$22,00 o litro
Óleo Klotz - Também no Mercadolivre, R$42,50 o litro
Óleo Castrol Kart - ForteLUB lubrificantes (guará e vicente pires), R$ 18,20 o Litro
Óleo TTS - Idem ao Castrol Kart, porém, R$22,80 o Litro
Nitrometano - Se acha no www.nitrometano.com.br, R$142,20 o litro.
Acetona Pura - Encontra-se na PMH - Produtos médico-hospitalares ou na BMK Produtos médicos, normalmente R$28,90 o Litro. Mas pode-se encontrar em farmácias especializadas (aquelas da 102 sul) em frascos de 100Ml por R$ 12,50.

Prestem muita atenção ao óleo quando forem fazer seu combustível, é a qualidade dele que garante a vida útil do seu motor...

Ah!! Já ia esquecendo, para motores O.S. BE (BioEthanol), o combustível original é álcool anidro 99,5% (que se encontra também na PMH e BMK, e custa R$12,00 o litro) com 16% de óleo Klotz sem nitro. Mas já vi na internet o pessoal usando Álcool hidratado de posto 96%, com 15% de óleo de rícino, kart ou klotz... Logo, pra esse não existe segredo mesmo... Vamos voar no álcool galera...

Abraços a todos.

167 comentários:

  1. prezado esta de parabens,eu gostaria de saber se esse % e para fazer um litro ou commpletar em um litro?

    ResponderExcluir
  2. esse % é pra fazer um litro... é por isso que o combustível glow suja tanto... Vai muito óleo!

    abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Madfox, parabéns pela sua publicação. Só gostaria de tirar uma duvida quanto a porcentagem de metanol para a mistra? voce não determina. fico no aguardo de uma resposta.

      Excluir
    2. Cara, é só pensar um pouco, se tu colocar 20% de nitro e 12% de oleo, da o total de 32%, o restante, ou seja 68% e a quantidade de metanol. ou seja, em um litro de combustivel, 200ml de metanol, 120ml de oleo, e 680ml de metanol...

      Excluir
    3. Cara, é só pensar um pouco, se tu colocar 20% de nitro e 12% de oleo, da o total de 32%, o restante, ou seja 68% e a quantidade de metanol. ou seja, em um litro de combustivel, 200ml de metanol, 120ml de oleo, e 680ml de metanol...

      Excluir
    4. Amigos , quando perderem a compressão de seus motores pelas técnicas, do combustível ....não esqueçam de mim !!!
      MICROMECÊNICA FALCÃO
      FONE : 18 3642-7353
      18-98191 - 0199
      18-99154-9977
      SERÁ UM PRAZER SERVI-LOS
      BIRIGUI SP

      ATT:

      HÉLIO FERNANDES
      FACEBOOK : HÉLIO FERNANDES FERNANDES
      YOUTUBE : MICROMECÂNICA FALCÃO

      Excluir
    5. Amigos posso usar oleo pro kart para substituir o oleo de mamona
      Mistura de metanol100% +oleo pro kart para combustivel de aeromodelo

      Excluir
    6. AMIGOS POSSO SUBSTITUIR O OLEO DE MAMONA POR OLEO PRO KART
      FABRICAR O COMBUSTIVEL DE AEROMODELO
      METANOL OLEO PRO KART

      Excluir
    7. Metanol 15,00 o litro http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-764545430-metanol-alcool-metilico-1-litro-999-puro-faz-glow-_JM

      Óleo de Rícino puro 25,00 litro http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-764535699-oleo-de-ricino-100-mamona-bi-filtrado-1-litro-faz-glow-_JM

      Acetona Pura 42,00 litro http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-738783034-acetona-p-a-1-litro-produto-00-puro-c-laudo-melhor-preco-_JM

      Acetato de amila 100ml 15,00 http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-793941572-bananol-100ml-acetato-de-amila-p-a-e-o-menor-frete-_JM

      Aproveitem!!!!!!!!!!!!!!

      Excluir
  3. Muito boa a sua matéria , aqui em Santos eu já vi muitas pessoas utilizarem no lugar do Nitrometano 5% de Acetato de Amila quem usa muito também são os venezuelanos , irei tentar a acetona para ver como roda os meus motores.

    abraço
    anselmo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Anselmo, gostaria de saber se voce substituiu o nitrometano por este acetato de amila ou se voce juntou com o nitrometano??? Ele tambem pode substituir a acetona que é muito mais forte???

      Excluir
    2. Caro amigo Anselmo, gostaria de saber se voce substituiu o nitrometano pelo acetato de amila, ou adicionou a mistura de metanol + nitrometano???? ou se eu posso substitiur a acetona pelo acetato de amila e adicionar a mistura do metanol + óleo de mamona????? fico no aguardo de uma resposta sua.

      Excluir
  4. Pergunta,: Pode-se aubstituir a acetona pelo Oleo de banana, (acetado de amila)?

    ResponderExcluir
  5. Rapaz, como foi postado acima, parece que o pessoal na Venezuela e em Santos tem utilizado... Acredito que os benefícios sejam os mesmos... Vale o teste sim... Mas vá adicionando devagar, comece com 3% e vá aumentando até o motor começar a aquecer demais... Acredito que a vantagem seja a que o óleo de banana não afeta os plásticos, podendo chegar até a 15% de bananol... :P

    ResponderExcluir
  6. pessoal alguem já fez esta mistura acetona no lugar do nitrometano, funciona mesmo da explosão satisfatoria ??? e qual tipo de corante podemos usar para se chegar na cor dos fabricantes ???

    ResponderExcluir
  7. A cor do combustivel vai ser determinada pelo óleo.. se vc usar motul ou klotz, fica rosinha... :P

    Eu já usei essas misturas e funcionam muito bem!

    abraços

    ResponderExcluir
  8. Pessoal ,,,, Quanto ao questionamento de corantes em lojas de Essências aqui em Santos ou São Paulo eles vendem de qualquer cor , azul , amarelo , verde , vermelho e etc... eu prefiro as cores verde , azul e vermelho , claro se voce misturar pouco corante vermelho ele irá ficar meio alaranjado por causa do amarelo do óleo de ricino Atentar para que os Corantes devem ser a base de alcool e não a base de água. Quanto ao assunto do ACETATO DE AMILA , o litro é bem barato perto do NITROMETANO aqui em Santos custa R$ 26,00 reais 1000 ML eu o uso sempre em meus combustiveis em uma taxa de 80 % de METANOL, 20 % de OLEO DE RICINO e 10% de ACETATO DE AMILA nunca tive problemas com os motores de aquecer ou detonar o cabeçote. Espero ter ajudado a todos

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostaria de saber comprei óleo de kart competição sintético preciso usar o óleo de rícino também?

      Excluir
    2. Ola amigo teria como passar o contato desse pessoal que vender corante para combustivel

      Excluir
    3. Alguém poderia passar o contato de alguem que venda esses corantes pro combustivel?

      Excluir
  9. Pessoal corrigindo a taxa de MISTURA é DE 70% METANOL, 20 DE RICINO E 10% DE ACETATO DE AMILA.
    Quanto ao assunto postado acima a Acetona eu acho muito forte podendo derreter as borrachas ou danificar as peças do motor.

    abraços

    Anselmo

    ResponderExcluir
  10. fisso uma mistura de alcool etilico com 15% de oleo stihl 8017H i 5% de acetona, o automodelo fiko uma bala...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi queria saber qual é o álcool etilico que usa e o de uso domestico 92,8% ou metanol de posto a taxa dele e de 20% aqui onde moro e a acetona é pura tem marca o oleo stih 8017H eu achei esta aqui 18,00 reais a acetona não vi o preço mais achei pura
      vou usar numa t-max 3.3 revo 3.3 e um red-cat motor 16sh fica bom não vou estragar

      Excluir
    2. impossível o oleo pra gasolina não mistura no alcoo nem vise versa, como misturar o alcoo na gasolina? travei um motor assim hobby-art@hotmail.com

      Excluir
  11. anônimo, o álcool que vc usou é anidro ou hidratado?

    ResponderExcluir
  12. Pode- usar essas misturas em motores de 2 tempos? Tipo mobilete? e se também pode combinar com gasolinas só para dar uma força a mais no motor? Alguem pode me ajudar? Fico aguardando, abraços.

    ResponderExcluir
  13. Tela, já usei gasolina como aditivo. Não fica muito bom e esquenta demais. Sobre usar essas misturas em mobilete, pode usar, mas tem que reduzir a quantidade de óleo pra 3% ou 4%, senão suja a vela e causa sérios depósitos no escapamento. Acredito eu que a mistura de ETANOL com NITROMETANO ou NITROETANO em um motor normal de mobilete deve virar um verdadeiro canhão... Só cuidado pro motor não explodir...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MadfoX, gostei muito da sua matéria. Aproveitando a pergunta acima, tenho uma mobilete, porém sempre utilizo gasolina (podium) e óleo 2t. No caso poderia fazer a mistura de gasolina com acetona e óleo 2t? Ou poderia trocar a gasolina pelo metanol sendo um motor original? Abraços.

      Excluir
  14. Sou Cloves da Vila Planalto. Automodelo. RESUMINDO, como a ACETONA pode ser forte demais e estragar os plásticos, o Correto seria Usarmos de (3 a 4)% ACETONA e uns 8% de ACETATO DE AMILA (oleo de banana)+ o percentual de oleo qualquer dos mencionados(de 12 a 30 % dependendo se Auto se Heli ou Aero) e o restante do percentual de Metanol. Acho que essa opção ficaria muito boa e segurança, quanto aos corantes o percentual deles deve ser deduzido do percentual do metanol se usados, atentar para corantes sempre a base de alcool e nunca de água. Favor me corrija se eu estiver errado. P.S o percentual de acetona pode ser substituido por + ACETATO DE AMILA (Bananoil).

    ResponderExcluir
  15. Pode usar acetona em automodelo.
    Nao danifica o motor?
    Porque eu li num orkut que muitos automodelos foram danificados como os traxxas 3.3 por uso de outro componente que nao e o nitrometano
    Me responda por favor

    ResponderExcluir
  16. Pode usar acetona em automodelo como o revo 3.3 nao danifica o motor?
    Porque olhei no orkut que muitos traxxas3.3 foram danificados por usar outro tipo de combustivel que nao tinha nitrometano
    Possa usar e automodelo me responde

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu caro, como foi dito, tem gente que tem coragem de usar até 7% de ACETONA, eu prefiro usar de 3 a 4 e completar com + 8 a 12 % de ACETATO de AMILA (bananoil), ele tambem pode ser encontrado puro nas empresas de produtos hospitalares. Não se esqueça, sempre que vc for testar novas opções para seu AUTO se aproxime dos 15% de oleo seja Klotz, Kart ou Ricino. Para maior proteção.

      Excluir
  17. tenho um Automodelo jato 3.3 qual a mistura que posso usar sem medo... e onde eu posso encontra... obrigado

    ResponderExcluir
  18. alguém sabe qual a marca do acetato de amila pode ser usado para fabricação de combustível

    ResponderExcluir
  19. bom dia estou meio perdido em relação para fazer os calculos de percentagem poderia me ajudar. por exemplo quero uma mistura 20% e 12 % como vou fazer este calculo. poderia me enviar por email. adilson eg1@ig.com.br

    ResponderExcluir
  20. Pra carrinhos vc pode usar a mesma mistura do avião... 16% a 18% de óleo e de 10% a 60% de nitrometano (ou seja, de 2% a 8% de acetato de metila)

    Para as proporções, fica fácil calcular em uma garrafa de 1 litro.

    10% = 100ml, 20%=200ml...

    Logo, um litro de combustível com 18% de óleo e 10% de nitrometano ficam assim:

    180ml de óleo
    100ml de nitrometano
    820ml de metanol

    ... caso vc queira mais combura, é só ir repetindo a medida... logo...
    para 4 litros (1 galão...)

    ficaria assim:

    720ml de óleo
    400ml de nitrometano
    3280ml de metanol

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá boa noite! Estou pesquisando para fabricar o meu próprio combustível e achei as suas dicas, mas uma coisa eu não consegui entender, pois pelos seus cálculos para fazer um litro não está batendo:
      180ml de óleo
      100ml de nitrometano
      820ml de metanol
      A soma daria 1,1 Litro e não 1 Litro.
      Eu gostaria de fazer na seguinte porcentagem:

      10% Nitro , 18% óleo então: Para eu fazer 1 Litro de combustível o correto não seria: 100 ml Nitro, 180 ml Óleo e 720 ml Metanol?
      Valeu muito obrigado e parabéns

      Excluir
    2. Rapaz... Realmente digitei errado!! (Falha nossa... :P) realmente são 720ml de Metanol, 180ml de óleo e 100ml de nitrometano...

      Abraços!!!!

      Excluir
  21. ola amigo para eu preparar uma mistura de 25% de nitro,quanto eu usaria para fazer a mesma mistura usando acetona,oleo e metanol.
    qual seria a % correta da mistura?

    grato Gabriel sp

    ResponderExcluir
  22. Gabriel, vc pode experimentar 8% de acetona pura ou 15% de acetato de amila (óleo de banana)... Acredito que chegue bem perto do que vc quer... Agora, com a acetona vira um canhão... não se assuste...

    Logo, para um litro ficaria assim:

    80ml de Acetona Pura (ADICIONE POR ÚLTIMO, PRA NÃO EVAPORAR)
    160ml de óleo (klotz de preferência)
    760ml de metanol.

    Espero ter ajudado, abraços

    ResponderExcluir
  23. Sou Cloves da Vila Planalto - DF. Para Automodelo.
    Minha mistura que tem dado certo para fazer 2L de cada vez é:

    1 - Acetona (60 a 70ml) adicionada por ultimo; encontra na Genética 3340.7646
    2 - Acetato de Amila (120 a 200ml); tambem encontrado na Genética
    3 - Somatório dos Oleos 1º Klotz+2ºRicino+3ºKart(300ml)nesta ordem de preferenc
    4 - Completa com Metanol do Autodromo.

    A receita é boa e barata, claro que quanto + dos 300ml for Klotz melhor, porem + caro ficará, portanto, use sei lá 150ml Klotz 150ml Ricino.

    Espero ter ajudado. Att. Cloves Oliveira

    ResponderExcluir
  24. Luciel Felipe Dionizio
    Aeh galera, consegui "O lugar" para o caseirol, tem quase tudo que precisamos.
    Inclusive o metanol, mesmo estando em falta, sempre tem. de resto acho que tem tudo, ao menos que o básico tem que é o óleo de mamona, metanol e a acetona pura, porém esqueci de perguntar se vendem menos que um tambor, mas com certeza sim.
    Casa da Quimica
    Qi 18 42/46 Si Taguatinga
    3354-9200
    ... Óleo rícino R$ 14,00 o litro.
    Metanol, R$ 8,60, mas em falta, hoje.
    Acetona, quando liguei a loja já tinha fechado e não havia vendedores para serem inquirido sobre custos e quantidade mínimas da acetona pura, no site consta tambor.
    http://www.casadaquimicadf.com.br/detalheproduto.asp?codigo=60208Ver mais
    :: Casa da Química ::
    www.casadaquimicadf.com.br
    Copyright © 2007 www.casadaquimicadf.com.br Todos os direitos reservados Fone: (61) 354-9200 Taguatinga - DF

    ResponderExcluir
  25. Marcos Padua. E ai galera que curti automodelo, estou predido em questão a mistura ,pois tenho 03 automodelo e p/ compra o combustivel,devido o aumento ñ ficou viavel.Então estou partindo para o caseirol .Alguem pode me ajudar? Gostaria da mistura 20% /12% com acetona como posso Fazer isso .Poi moro em Limeira sp terei que descubrir qual farmacia ou revendedor de produtos quimicos vende estes produtos.Gratos

    ResponderExcluir
  26. cara eh o sekinte tenho 1 litro de metanol + 10% de nitrometano, qnto mais de oleo de kart coloca neste 1 litro? 10 %, qual quantia? vlww

    ResponderExcluir
  27. olá amigo, sou novo no automodelismo, tenho um vrx2 motor 21, gostaria de saber se posso fazer o combustivel com etanol de posto, e qual seria as medidas de oleo acetona e combustivel para 1 litro, pois tenho dificuldade de achar metanol, um forte abraço

    ResponderExcluir
  28. Bom dia!

    Gostaria de saber qual código devo utilizar o óleo klotz?

    ResponderExcluir
  29. Anônimo do código, anote aí os possíveis óleos Klotz pra vc usar no seu combustível:

    BC-175 (BeNol Racing Castor Oil)
    KL-198 (Lite TechniPlate 100% Synthetic Oil) -- DE LONGE, O MELHOR
    KL-200 (Original TechniPlate)

    E se ainda quiser brincar mesmo, vc pode usar o...

    KL-601 (NitrOil, que é o óleo KL-198 já misturado com o nitrometano)

    E o..

    KL-600, que é um substituto industrial para o nitrometano, é barato e parece ser muito bom... Pelo que entendi, é NitroPropano misturado com um reagente chamado Koolinal, que refrigera o motor... ou seja, fazendo a mesma coisa que o nitrometano... Um acelera a queima adicionando oxigênio e o outro resfria...

    Espero ter ajudado... Abraços...

    ResponderExcluir
  30. O álcool isopropílico da para substituir alguma coisa nessa mistura?

    ResponderExcluir
  31. Alguem conhece esse Srom - Óleo Lubrificante Rícino Aditivado que tem no mercado livre para vender? http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-233378741-srom-oleo-lubrificante-ricino-mamona-metanol-etanol-nitro-_JM

    ResponderExcluir
  32. Anônimo 1 - Já usei o alcool isopropílico em substituição ao metanol... Como aditivo não presta...

    Anônimo 2 - Já conhecia!! muito bom, mas tem que recalcular as misturas. A tabela que vem com ele é boa pra gasolina e etanol, mas não é boa pra metanol e rc... É só recalcular com as dicas da postagem e fica muito bom]

    ResponderExcluir
  33. MadfoX.. Aqui onde moro não tem metanol + consigo o álcool isopropílico, o combustível comercial só consigo pela net + o frete é um absurdo. Se eu conseguisse fazer esse combustível com o álcool isopropílico seria uma boa. Quero utilizar num automodelo motor .21, Vc que já usou o isopropílico no preparo pode me passar as % que usou.. e para ficar semelhante ao comercial 20% e 12%? Se puder me ajudar ficarei muito grato!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo, a mistura que eu fiz foi de 18% de óleo (os mesmos óleos), 6% de acetona e o resto de alcool isopropílico. Funcionou relativamente bem com a vela A5.

      Com 6% de acetona, fica parecendo um combustível com 15% de nitro. Se quiser mais, vc pode tentar colocar 7 ou 8% de acetona, o que faria parecer com um combustível com 20% de nitro, mas eu não recomendo...

      Vale o teste... Mas para o seu caso específico, e as dificuldades dadas, eu recomendaria a troca dos seus motores pela classe B.E. (Bio-Ethanol) da O.S. que funciona com alcool isopropílico e óleo de fábrica (sem aditivos) ou então, partir para um gasolina pequeno, ou ainda, um elétrico... (este é o único caso onde recomendo elétricos, ou seja, total falta de combustível)

      Excluir
    2. Pode crê valeu pelas dicas, vou fazer uns testes.. qualquer coisa mudo de categoria :( + o bom mesmo é escutar o ronco do motor. Abração!

      Excluir
    3. Concordo plenamente!!! Nada mais gostoso do que o ronco do motor... Mas no seu caso, o fornecimento de combustível está prejudicado. Logo, se ficar complicado MESMO, você pode comprar um elétrico...

      Porém, existe uma alternativa... Vc pode optar por treinadores para motores .60 a .90 e instalar um motor Dle 20 à gasolina, a grande vantagem seria a economia...

      De qq forma, espero ter ajudado... abraços

      Excluir
  34. Estive pensando.. o combustível recomendado é o 20% por 12% no post lá em cima vc falou que os motores são projetados para funcionar sem nitrometano nenhum, e se eu utilizar o 16% por 12% que é R$15,00 + barado que o recomendado, teria algum problema? ou então acrescentar alguma coisa pra ele render +!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande anônimo... A proporção de 12.66% é correta apenas para Brasilia - DF, para se utilizar nitrometano como compensador de altitude...

      Eu mesmo, em caso de compra de combustível pronto (as vezes compro, por falta de tempo pra fazer ou pra comprar os componentes separadamente.. Exemplo, estou na pista e o galão acaba... eu não vou voltar pra casa pra fazer combustível, senão, o dia de vôo acaba...)
      compro combustível com 10% de nitro... tem que ver que a maioria dos motores recomenda de 18% a 20% de óleo e de 0% a 20% de nitro... Apenas motores de alta performance exigem nitro (como por exemplo, os motores YS, que exigem 30% de nitro)

      logo, vc pode reduzir sim a mistura de nitro sem problema algum... às vezes o máximo que vc terá que fazer é regular a marcha lenta outra vez.

      Abraços.

      Excluir
  35. Boa noite pessoal, alguém poderia me informar em qual lugar lá no autódromo eu consigo comprar o Metanol? Fui lá na área do Kart mas ninguém me informou e também fui até a parte dos boxes mas disseram que não sabiam onde encontrar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parceiro em Brasília só encontrei na casa da química em taguatinga, o vendedores nem sabiam que tinha lá, pelo que vi só tinha 44lt só comprei 10 lt, acho que ainda deve te lá uns 30 lt custou 9 reai o litro

      Excluir
  36. estou com uma galao,de combustivel pronto,parado a 2 anos,, coloquei no tmque do automodelo,mas ele pega e apaga,,,e vaza muito oleo pelo escapamento,,, alguem poderia me informar se posso reaproveitar esse combustivel acrescentando algum produto, para compensar o excessode oleo.devido a evaporaçao de algum componente do combustivel..
    desde ja agradeço,,, meu email. e GIBSONGLIMA@GMAIL.COM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gibson, possívelmente seu combustível perdeu todo o nitrometano e o metanol deve ter absorvido muita umidade... Infelizmente, o recomendado seria descartar esse combustível e adquirir combustível novo...

      Maiores informações na matéria http://aerotagua.blogspot.com.br/2012/06/assunto-tecnico-comprometimento-dos.html

      abraços.

      Excluir
    2. descarta e adguiri um novo

      Excluir
  37. ola amigo primeiramente parabéns,
    com todos segui abaixo a minha duvida em ralação ao bicombustível.
    eu tenho um motor ASP-52 e uso em um aeromodelo treinador nextar. queria saber se e correto o combustível com a mistura a seguir:

    18% de olé de mamona +6%de acetona + 76 metanol( álcool).
    onde no caso ficaria assim:

    180ml de óleo de mamona.

    60ml de acetona.

    760ml de metanol( álcool).
    _______
    1000ml= 1l

    ajude-me por favo pois quero tanto fazer meu próprio combustível, ate porque onde moro não ha lojas de aeromodelismo, então eu compro tudo pela internet incluso o combustível a qual um galão de 3 litros eu o compro por R$:120,00 com o frite, transportadora, . irei ficar muito grato se me ajudara eu serei mais um aeromodelista feliz. com tanta dificuldade em relação as compras de componestes para aeromodelos demostro o meu amor pelo aeromodelismo rsrsrs segui abaixo o meu imal> leocunhasantos@gmail.com. fico no aguardo garto....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leo, é exatamente isso aí.. Mas não é óleo de mamona, e sim óleo de rícino degomado. Nem sei se óleo de mamona funciona, e eu acho que não...

      E o metanol é ÁLCOOL METÍLICO, não é alcool de posto! Não esqueça que a acetona é aquela acetona PURA, e não aquela que é vendida na farmácia (que normalmente tem 50% de acetona e 50% de álcool etílico)

      Se os ingredientes forem os corretos, a mistura é exatamente aquela que vc mostrou... Bons vôos...

      Excluir
    2. Mais oleo rícino e mamona e a msm coisa

      Excluir
  38. BOA NOITE PESSOAL ME AJUDEM QUERO FAZER MEU PROPRIO COMBUSTIVEL TENHO UM AUTOMODELO QUAIS SAO OS TIPOS DE PRODUTO A SEREM USADOS A MISTURA COMO E FEITA MEU CARRO TEM MOTOR 18 ESCALA 1/10 OBRIGADO POR ME AJUDAREM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, o nosso amigo Clóvis de Planaltina - DF lá encima postou isso aqui:

      "Sou Cloves da Vila Planalto - DF. Para Automodelo.
      Minha mistura que tem dado certo para fazer 2L de cada vez é:

      1 - Acetona (60 a 70ml) adicionada por ultimo; encontra na Genética 3340.7646
      2 - Acetato de Amila (120 a 200ml); tambem encontrado na Genética
      3 - Somatório dos Oleos 1º Klotz+2ºRicino+3ºKart(300ml)nesta ordem de preferenc
      4 - Completa com Metanol do Autodromo.

      A receita é boa e barata, claro que quanto + dos 300ml for Klotz melhor, porem + caro ficará, portanto, use sei lá 150ml Klotz 150ml Ricino.

      Espero ter ajudado. Att. Cloves Oliveira"

      Excluir
    2. Madfox onde vc consegue metanol aqui em bsb pois nao AUTODROMO ninguém. Sabe onde consegur

      Excluir
  39. para fazer um litro xde cada vez com essa mistura acima me passe as medidas obrigado pela ajuda meu nome e lucas moro em cuiaba tel 65-9947-4526.para automodelo e com acool de posto qual a mistuma
    meu email e lucas_souza775@hotmail.com

    ResponderExcluir
  40. Olá pessoal do blog, uso essa mistura há anos e funciona 100%, é a melhor mistura de todas, segue abaixo a mesma para fazer 1 litro:

    200 ml de óleo de mamona (rícino) 20%
    100 ml acetado de amila (óleo de banana) 10%
    700 ml de metanol 70%
    total 1 litro 100%

    ResponderExcluir
  41. Olá pessoal do blog, uso esta mistura há anos no meu motor ASP 52, 100% confiável, as vantagens: da regulagem fácil, econômica e boa potência nas retomadas e pega fácil, segue abaixo a proporção para fazer 1 litro:
    100 ml acetato de amila (óleo de banana ) 10%
    200 ml de óleo de mamona(rícino) 20%
    700 ml de metanol 70%
    ----------------------------------------------
    1 litro 100%

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro amigo vc está de parabéns, mas me diga esse combustível é para automodelo ou aeromodelo.

      Excluir
  42. Boa noite a todos... Primeiramente queria agradecer e desculpar caso não seja aqui essa pergunta. Bom... adquiri um automodelo 1/10 e queria utilizar o combustivel aero que ainda me sobra. Omega 10%. A minha dúvida é se posso aproveitar esse combustivel no automodelo sem ter problemas.

    Obrigado!

    ResponderExcluir
  43. Boa noitea todos... quero desde já agradecer ao amigo MadfoX este excelente post bem como a todos aquele que até agora tem dado os seus conhecimentos na matéria.
    Como já devem ter reparado sou de Portugal e tenho um Hyper 8.5 Pro com motor 21 (SH 21 PT-3) e tenho um RB CS-USA LTD 1.
    Tal como se tem falado por aqui o preço do nitro para estes carros esta muito caro 2L fica por 23€.
    Então tenho de poupar e encontrei no Google este blog, o que eu pretendo saber é qual a mistura certa para ter um combustível semelhante a que eu compro que é de 25% nitro da RB.
    Pelo que consegui perceber será que se eu fizer uma mistura como a seguinte vai correr bem ?
    80ml de Acetona Pura + 160ml de Oleo Klotz ou rícino + 760ml de Metanol
    Esta mistura é para UM LITRO.
    Pelo que consegui ler aqui neste blog esta mistura será quase o equivalente a uma mistura a 25% de Nitro.
    Pretendo saber se disse tudo bem, caso esteja a dizer alguma asneira por favor ajudem-me.
    Antes de terminar o meu muito obrigado por partilharem os vossos conhecimentos com a galera... lol
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  44. Boa noitea todos... quero desde já agradecer ao amigo MadfoX este excelente post bem como a todos aquele que até agora tem dado os seus conhecimentos na matéria.
    Como já devem ter reparado sou de Portugal e tenho um Hyper 8.5 Pro com motor 21 (SH 21 PT-3) e tenho um RB CS-USA LTD 1.
    Tal como se tem falado por aqui o preço do nitro para estes carros esta muito caro 2L fica por 23€.
    Então tenho de poupar e encontrei no Google este blog, o que eu pretendo saber é qual a mistura certa para ter um combustível semelhante a que eu compro que é de 25% nitro da RB.
    Pelo que consegui perceber será que se eu fizer uma mistura como a seguinte vai correr bem ?
    80ml de Acetona Pura + 160ml de Oleo Klotz ou rícino + 760ml de Metanol
    Esta mistura é para UM LITRO.
    Pelo que consegui ler aqui neste blog esta mistura será quase o equivalente a uma mistura a 25% de Nitro.
    Pretendo saber se disse tudo bem, caso esteja a dizer alguma asneira por favor ajudem-me.
    Antes de terminar o meu muito obrigado por partilharem os vossos conhecimentos com a galera... lol
    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Julio, é exatamente isso... Só tome cuidado com altas concentrações de acetona pura em ambientes plásticos, a acetona costuma derreter os plásticos.

      Teste tambem o acetato de amila, ele funciona bem e pode-se usar misturas com proporção de 60% em relação ao nitro.

      Abraços.

      P.S.: Se possível, mande um grande abraço a todos os aeromodelistas de Portugal.

      Excluir
  45. Já percebi que com a acetona fica power mesmo.
    Aqui em Portugal para comprar acetona pura foi me dito que só pode ser vendida sobre uma licença especial ao publico em geral esta proibida desde os atentados de 11 de Setembro.
    Mas consigo encontrar acetato de amila o que preciso de saber se a seguinte mistura esta correta:
    70% ou 700ml de metanol
    20% ou 200ml de oleo ricino
    10% ou 100ml de acetato de amila
    quantidade = 1L
    Posso usar esta formula para conseguir um combustível semelhante a um com 25% de nitro ?
    Mais uma vez um grande abraço a todos deste blog em especial para o amigo MADFOX (darei comprimentos a todos os aeromodelistas da minha area de residencia em seu nome).
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  46. MADFOX so mais uma pergunta disse que se pode usar o acetato de amila em 60% em proporção ao nitro.
    Isso quer dizer que posso fazer uma mistura como essa:

    50% ou 500ml de metanol
    35% ou 350ml de acetato de amila
    15% ou 150ml de oleo ricino

    Quantidade para 1000ml ou 1L

    Mas se eu percebi bem poderia criar uma mistura ate 60% ou 600ml de acetato de amila?
    Pergunto porque fiquei com a duvida não porque queira fazer acho que a formula que indiquei esta muito boa lembrando que pretendo afinar o combustível com uma pequena % de oleo Klotz ou seja dividir os 15% ou 150ml em metade que fica 7,5% ou 75ml de oleo ricino + 7,5% ou 75ml de oleo Klotz em que o resultado se mantem em 150ml mas com uma mistura de óleos.
    Se isto está bem bem mais uma vez peço ao amigo MADFOX que me confirme ou corrija caso eu esteja errado.
    Muito obrigado e um forte abraço.

    ResponderExcluir
  47. Olá pessoal mais uma vez, preciso de saber se posso usar Etanol no lugar do metanol o que eu consigo arranjar com grande facilidade e de 90% VOL. totalmente desnaturado.
    Posso usar com a seguinte mistura: 16% oleo ricino + 8% de acetona pura ?
    Fico aguardar resposta, obrigado.

    ResponderExcluir
  48. oi fiquei meio confuso por ter tanto tipo de álcool qual posso usar etílico hidratado não sei mais é o de uso domestico com 92,8% metílico não sei qual é ou metanol de posto 20% o óleo stihl 8017H castrol eu achei mais a acetona pura também mais estou confuso sobre o álcool a usar resposta obrigado vou usar na revo 3.3 e uma t-max 3.3 e num redcat motor 16 pode estragar meu motor

    ResponderExcluir
  49. Oi se fizer om cuidado vai dar vida aos seus motores e nao vai ter mais de se preocupar com a temperatura do seu motor.
    Eu recomendo que voçe tente comprar METANOL caso nao encontre tenta com ETANOL o mais puro possivel e por fim oleo ricinio para uma perfeita lubrificação.
    A receita para um litro é simples:
    820ml de METANOL que é o mesmo que 82%
    120ml de OLEO RICINIO é o mesmo que 12%
    60ml de ACETONA PURA é o mesmo que 6% (maximo 8% se não corre o risco de derreter os plasticos.
    Desta forma fica com um combustivel BOMBA e aumenta a vida do seu motor para mais do dobro.
    Abraço e espero ter ajudado.

    ResponderExcluir
  50. Pessoal, vcs estao de parabens, muito bom mesmo. É um absurdo o valor dos combustiveis que encontramos hoje.
    Tenho um auto kyosho .25, entao para um combustivel legal seria a formula do Julio????

    820ml de METANOL que é o mesmo que 82%
    120ml de OLEO RICINIO é o mesmo que 12%
    60ml de ACETONA PURA é o mesmo que 6% (maximo 8%)

    Alguem já usa essa mistura a tempo? Nao corro o risco de detonar o meu motor nao né?

    Estou perguntando pq ainda sou novo no hobby.

    Abracos a todos.

    ResponderExcluir
  51. é seguro ja fis e fica impecável com a vantagem de não estragar o seu motor prematuramente e depois de experimentar você não vai querer outra coisa.
    Com calma faça uma boa afinação do seu carburador depois de o motor estar quente, e já sabe em reta tem de deitar fumaça o tempo todo isso quer dizer que a afinação estrá perto do perfeito.
    Basta seguir as quantidades e não vai ter problema e já sabe mais de 8% de acetona pura pode levar os plásticos a derreter.
    Aproveito para lembrar que pode pegar nos 12% de óleo ricinio e dividir a meio com óleo Klutz.
    Mas com 6% seu carro vai virar bala.
    Espero ter ajudado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. amigo julio me diz uma coisa, em relaçao ao nitrometano, o acetato de amila é mais fraco que o nitro, pois adicionei 10% de acetato no meu motor é não estou conseguindo regular, como por exemplo o motor não afina, se eu abro a agulha ele fica com ecesso, seria a quantidade de amila ou oleo,
      estou usando 72% metanol 10% acetato e 18% oleo, valeww

      Excluir
  52. Está colocando muito óleo na mistura, o máximo de óleo para uma mistura deve ser de 12% de óleo ricínio nunca experimentei com acetato de amila então nao sei como funciona.
    Mas posso dizer que na minha 1º vez que fis o meu combustível tive muita dificuldade em regular o meu motor.
    Veja como esta a sua vela deve ser uma nova em que todo o filamento funcione é muito importante depois nessa sua mistura eu recomendo que faça da seguinte forma:
    80% metanol / 800 ml
    8% acetato de amila / 80 ml
    12% óleo ricínio/ 120 ml
    quantidade para 1 Litro
    Depois disso basta experimentar fico aguardar pelos resultados.
    Abraço de Portugal para todos do blog.

    ResponderExcluir
  53. Olá pessoal, vai algumas dúvivadas...
    Se tratando de um combustivel usado 20/12 para auto seria 20 nitro e 12 óleo.
    Para eu fabricar meu próprio combustivel qual seria a proporção dos produtos se eu usasse:Nitrometano ou Acetona pura ou Acetato de amila.

    ResponderExcluir
  54. Olá pessoal, vai algumas dúvivadas...
    Se tratando de um combustivel usado 20/12 para auto seria 20 nitro e 12 óleo.
    Para eu fabricar meu próprio combustivel qual seria a proporção dos produtos se eu usasse:Nitrometano ou Acetona pura ou Acetato de amila.

    ResponderExcluir
  55. Ola pessoal poderiam me dizer se estas misturas servem para automodelismo tambem ou apenas para aeromodelos.

    820ml de METANOL que é o mesmo que 82%
    120ml de OLEO RICINIO é o mesmo que 12%
    60ml de ACETONA PURA é o mesmo que 6% (maximo 8%)


    Desculpe mas este é meu primeiro contado com assunto.

    ResponderExcluir
  56. Ola pessoal esta mistura abaixo serve para automodelismo ou apenas para aeromodelos.

    820ml de METANOL que é o mesmo que 82%
    120ml de OLEO RICINIO é o mesmo que 12%
    60ml de ACETONA PURA é o mesmo que 6% (maximo 8%)

    Desculpe a pergunta mas sou noob no assunto.

    ResponderExcluir
  57. OLÁ BOA TARDE A TODOS, NO AUTODROMO NINGUÉM INFORMA SOBRE METANOL, ALGUÉM SABR ONDE COMPRA AQUI EM BRASILIA, OU EMPRESA FORA O MERCADO LIVRE QUE VENDA POR AKI

    ResponderExcluir
  58. Olá a todos, para quem perguntava pelas quantidades para uma mistura de 20 litros a resposta é simples basta multiplicar os valores ou seja:
    800 ml x 20 (litros) = 16 litros de Metanol
    120 ml x 20 (litros) = 2,4 Litros de Óleo Ricínio
    60 ml x 20 (litros) = 1,2 Litros de Acetona Pura
    mistura para 20 Litros de Combustível
    Quanto a segunda duvida se este combustível serve para auto modelos a resposta é SIM essa é a mistura que eu faço para o meu auto HYPER 8.5 PRO
    Com motor de competição.
    Ja aqui foi dito e volto a lembrar que os motores para auto modelos bem como para aviões não são projetados para usar Nitro Metano portanto ao fazerem a vossa gasolina vão estar a dar anos de vida ao motor.
    Uma mistura como esta não vão notar qualquer diferença.
    Espero ter ajudado um abraço a todos.

    ResponderExcluir
  59. Obrigado Julio Almeida poles esclarecimentos.

    Abraço

    ResponderExcluir
  60. Desculpem mas devo fazer uma correção no meu ultimo post em relação as quantidades.
    800 ml x 20 (litros) = 16 litros de Metanol - ERRADO

    820 ml X 20 (Litros) = 16,4 litros de Metanol
    120 ml x 20 (litros) = 2,4 Litros de Óleo Ricínio
    60 ml x 20 (litros) = 1,2 Litros de Acetona Pura
    Mistura para 20 litros de combustível.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola Julio, tenho uma duvida! em portugal onde arranjou o material necessario, tipo oleo etc..

      caso veja esta mensagem deixo o meu mail para que possamos trocar ideias, e ajudar-me a esclarecer algumas dúvidas!!

      sou de vila nova de gaia

      narcisoalmeida09@gmail.com

      cumprimentos

      Excluir
  61. Galera, alguém que more em brasília vende combusível 20 nitro e 12 óleo . Abraço

    ResponderExcluir
  62. olá pessoal . para o motor Magnum 15 XL (para avião de 1metro de envergadura) posso usar: álcool anidro 99,5% , Óleo Castrol Kart e acetona pura?

    abraços agradeço
    Att Tiago

    ResponderExcluir
  63. olá pessoal em aeromodelo com motor Magnum 15 XL (para aero com 1 metro de envergadura) , posso utilizar para fazer combustível: álcool anidro 99,5% , acetona pura e Óleo Castrol Kart ?

    ResponderExcluir
  64. Boa noite,

    Alguém sabe onde posso comprar acetona pura? Qual valor médio por litro?

    Pesquisei no Google mas não encontrei referencia ao preço.

    Obrigado.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! encontrei na QUIMESP com preço de R$22 o litro lembrando que é um produto controlado pela PF e é preciso um CPJ para compra com limite de 2L por mês.

      VLW

      Excluir
  65. Boa tarde colegas.
    Estou tc de Minas Gerais.
    Gostaria de saber se posso substituir o Etanol e o Metanol por álcool absoluto.

    ResponderExcluir
  66. Boa tarde colegas.
    Estou tc de Minas Gerais.
    Gostaria de saber se posso substituir o Etanol e o Metanol por álcool absoluto.

    ResponderExcluir
  67. GOSTARIA DE SABER SE ESTOU CORRETO.PARA 20 LITROS DE METANAOL.18% DE OLEO RICINO SERIAM 3,6LITROS,MAIS 6% DE ACETONA PURA SERIAM 1,2 LITROS.TOTAL DE 24,8 LITROS É ASSIM O CALCULO?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Está errado nao vai conseguir afinar o seu motor.
      O maximo que qualquer combustivel de rc leva é de 12% (120ml) numa relação para 1 litro de combustivel,
      é mais facil para si se descobrir os valoes para um litro depois disso basta multiplicar esses valores pelos litros que pretende obter.

      EXEMPLO PARA UMA QUANTIDADE DE 20 LITROS.

      820 ml X 20 (Litros) = 16,4 litros de Metanol
      120 ml x 20 (litros) = 2,4 Litros de Óleo Ricínio
      60 ml x 20 (litros) = 1,2 Litros de Acetona Pura

      Espero ter ajudado.

      Excluir
  68. poso utilizar este oleo Klotz Techniplate Oil Quart KL-200

    ResponderExcluir
  69. poso utilizar este oleo Klotz Techniplate Oil Quart KL-200

    ResponderExcluir
  70. para fazer esse combustível pode se usar álcool de posto de gasolina mesmo?
    em quais medidas?

    ResponderExcluir
  71. ola amigos! goataria que vcs mim ajudassem, tenho alguns motores asp 52 para aero e n aguento mais comprar combustivel, eu queria saber se esse combustivel caseiro funciona bem para meus motores asp 52? se alguem puder mim ajudar eu agradeco.... mardonio

    ResponderExcluir
  72. GALERA ONDE POSSO COMPRAR ACETONA, POIS, AQUI NA MINHA CIDADE NÃO ENCONTREI. FICO NO AGUARDO DE UMA RESPOSTA DE VOCES.

    ResponderExcluir
  73. galera so para registra minha experiencia, tenho um asp 52, coloquei 80% de metanol e 18~20% de óleo rícino e ficou perfeito, regulagem fácil e nao apaga de jeito nenhum!

    ResponderExcluir
  74. Olá pessoal, isto serve para qualquer motor aero, estou no hoby a 1 ano, o meu é um motor MAGNUN XLS .52A... posso usar a seguinte mistura sem problemas???
    Metanol+Óleo de rícino (18%)
    Raphael

    ResponderExcluir
  75. ola amigos..sou novo no asunto..gostaria de saber se a acetona e aquela de remover esmalte de unhas .valeu galera

    ResponderExcluir
  76. ola pessoal alguem sabe me dizer se a acetona pura da pra substituir pelo thinner a acetona não to achando o thinner é bem forte

    ResponderExcluir
  77. qual a mistura pra fazer combustivel pra um carrinho on road 2 marchas

    ResponderExcluir
  78. como eu posso fazer combustivel pro meu automodelo on road 2 marchas quantos % e quantos ml de cada coisa

    ResponderExcluir
  79. qual a mistura pra fazer combustivel pra um carrinho on road 2 marchas

    ResponderExcluir
  80. Uso o combustivel Byron que é 12% de óleo e 20% de nitro, então para eu fazer o combutivel em casa nessa mesma proporção eu usaria 12% de óleo Kloz ou ricino, 20% de acetato de amila e o resto alcool metilico? Seria isso mesmo? Desde já agradeço as respostas

    ResponderExcluir
  81. Alguém já tentou usar gasolina aditivada ou álcool de posto substituindo o metanol no automodelo ?

    ResponderExcluir
  82. usei 1 lt de metanol + 18% ou 180ml de óleo de rícino + 50ml de acetona pura..
    Esse erro que fiz na mistura do glow 0% muda alguma coisa na medida da acetona a ser colocada?
    Não lembrei que tinha que tudo junto deveria fechar 1litro, mas o motor funcionou perfeitamente e o vôo já teve melhorias de desempenho!
    Obrigado

    Eduardo - ASA Associação Santamariense de Aeromodelismo

    ResponderExcluir
  83. Olá a todos sou português e gostaria de saber se posso substituir o metanol por etanol é que deixaram de vender metanol onde eu comprava, desde ja agradeço se poderem ajudar.
    O meu carro é um kyosho DMT com motor GXR-18 SP

    ResponderExcluir
  84. Bom dia a todos.
    Primeiramente gostaria de parabenizar o Madfox pelo post. Otimo!!!
    Segundo, apos a leitura de todas as perguntas e respostas( acredite eu li mesmo ) cheguei aos seguintes valores para um combustivel forte, com baixo custo e que nao danifica o motorzao, no meu caso um O.S 55AX.
    Metanol=700ml
    Ricino=180ml (e so limpar o aviao com desengordurante depois do voo, nao quer meleca usa eletrico )
    Propanona ( acetona 100% )=50ml
    Acetato de amila=70ml
    Esta faltando somente a propanona chegar pra poder fazer os testes, comprei do dono de um laboratorio, claro que tive que pagar um pouco a mais devido a burocracia da PF.
    Assim que fizer os testes eu coloco aqui o resultado pra vcs, talvez ate um video.
    Abraço a todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perfeito Haroldo, ficaremos no aguardo... E se vc mandar o vídeo, publicarei na página principal... existem inúmeras variações... eu mesmo estou usando motul, acetona, amila e metanol... fica perfeito...

      Obrigado por seus testes... De onde vc é?

      Excluir
  85. Bom dia a todos.
    Primeiramente gostaria de parabenizar o Madfox pelo post. Otimo!!!
    Segundo, apos a leitura de todas as perguntas e respostas( acredite eu li mesmo ) cheguei aos seguintes valores para um combustivel forte, com baixo custo e que nao danifica o motorzao, no meu caso um O.S 55AX.
    Metanol=700ml
    Ricino=180ml (e so limpar o aviao com desengordurante depois do voo, nao quer meleca usa eletrico )
    Propanona ( acetona 100% )=50ml
    Acetato de amila=70ml
    Esta faltando somente a propanona chegar pra poder fazer os testes, comprei do dono de um laboratorio, claro que tive que pagar um pouco a mais devido a burocracia da PF.
    Assim que fizer os testes eu coloco aqui o resultado pra vcs, talvez ate um video.
    Abraço a todos.

    ResponderExcluir
  86. MadfoX,porfáfor, me ajud, ai,eu tenho um Thuder tiger ssk,pró-12 e gostaria de faser esse combustivel, eu le o topico todo, mais ainda tou com duvidas? são muitas imformações,ajente fica comfuso,como eu faço o com bustivel? para esse meu automodelo?,lenbrando que aquir na minha cidade,não como eu comsequir o ólio de ricino emen metanol,eu ainda tenho quase um titro de Byron RACE GEN2, os ingredientes que eu posso com sequir aquir são, -ALCOOL ETÍLICO -HIDRATADO 92,8%INPM ETANOL E ÓLIO PARA MOTORES 2T ADITIVADO.mesmo que não seja possivel, faser com esses ingredientes vc pode mimostrar como faria para esse meu automodelo por favor? MAjor Sales RN...VALEW,, AH DE UMA OLHA DINHA NESSE VIDIO SEPOSSIVEL,>>{HSP fazendo mistura AVGAS Metanol vct}}}}

    ResponderExcluir
  87. MadfoX,porfáfor, me ajud, ai,eu tenho um Thuder tiger ssk,pró-12 e gostaria de faser esse combustivel, eu le o topico todo, mais ainda tou com duvidas? são muitas imformações,ajente fica comfuso,como eu faço o com bustivel? para esse meu automodelo?,lenbrando que aquir na minha cidade,não como eu comsequir o ólio de ricino emen metanol,eu ainda tenho quase um titro de Byron RACE GEN2, os ingredientes que eu posso com sequir aquir são, -ALCOOL ETÍLICO -HIDRATADO 92,8%INPM ETANOL E ÓLIO PARA MOTORES 2T ADITIVADO.mesmo que não seja possivel, faser com esses ingredientes vc pode mimostrar como faria para esse meu automodelo por favor? MAjor Sales RN...VALEW,, AH DE UMA OLHA DINHA NESSE VIDIO SEPOSSIVEL,>>{HSP fazendo mistura AVGAS Metanol vct}}}}

    ResponderExcluir
  88. amigo qual mistura e usada para helicoptero os 55

    ResponderExcluir
  89. parabéns a todos gostaria de saber qual mistura para helicópteros motor os55 fico muito grato pela atenção.

    ResponderExcluir
  90. Amigo gostaria de fazer o combustivel somente com metanol e oleo de ricino.A pergunta é a seguinte :para cada 1 litro de metanol eu devo acrescentar 180ml de oleo ?

    ResponderExcluir
  91. bom dia
    Sou praticante de aeromodelo e automodelo e gostaria de saber uma formula de preparar um litro de combustivel caseiro tanto para aeromodelo como automodelo em que eu use os principais itens;metanol, oleo como ainda se devo acrescentar algo como o acetato de amila, agradeço pelas informações.

    ResponderExcluir
  92. Amigos, estou pensando em comprar um RC 4WD NITRO, como nunca utilizei nada fora os elétricos fico na dúvida mesmo... automodelos NITRO utilizam mistura GLOW? Se a resposta for sim, vou tentar com conseguir com um amigo que é químico industrial pra fazer testes... mas antes disso tudo, terei que amaciar, aí me vem de novo outra dúvida: amacio o carrinho com combustível normal e depois sigo usando o "genérico" ou simplesmente "mando bala" no amaciamento com o "genérico" direto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim, nitro e glow são a mesma coisa!

      sobre o amaciamento, tanto faz

      Excluir
  93. pode usar o álcool 99,6 ? ou so o 99,9 ?

    ResponderExcluir
  94. olá,vendi meu automodelo e fiquei com galão de combustivemquero saber e posso usar ele no meu aeromodelo,motor 46 thunder tiger ok?
    grande abralo
    fabio

    ResponderExcluir
  95. E com alcool rola alguma mistura que funcione?

    alcool de posto ou de cozinha?

    senao qual poderia?

    ResponderExcluir
  96. gostei da troca de acetona em vez de nitro... isso da para fazer para motores 4 tempos ?? moto para arrancada?

    exemplo. metanol x nitro(15%) usar ela(acetona) daria a mesma arrancada que o nitro???

    ResponderExcluir
  97. Ola amigos , estou a seus dispor em recuperar camisa e pistão após as experiencias de combustíveis.
    Estou no mercado a alguns anos sem propaganda ,a minha propaganda é propagada de boca a boca .Então vamos lá , compressão de motor ABC ( auto , aero , nauti etc ) .
    Amigos estou em Birigui sp
    sou da Micromecânica Falcão com alguns filmes no youtube .
    facebook : Helio Fernandes Fernandes .
    Mas é bom lutarmos e conquistar algo inédito , mixagem a gosto , isto é comum eu salvar motores desta natureza ou desta proeza !!!!
    Meu fone é : 18-3642-7353
    18- 99154-9977
    18-98191-0199

    Em breve estarei na região de Joeville SC

    Att:

    Hélio Fernandes

    Abraço a todos !!!!!

    ResponderExcluir
  98. O amigo aí em cima da Micromecanica Fal... esta tirando com nossa cara ou é um delírio de minha parte... não gosto do tom ironico ao qual ele "oferece tal serviço".

    Alguem já tentou com Alcool aditivado de posto?? deu resultado?

    ResponderExcluir
  99. fiz 100 ml de combustivel em 12%oleo de ricino puro 6%de acetona pura misturada so no final e82%de metanol puro minha himoto eldorado nao fumegou seria pq o motor nao esta bem amaciado sou de curitiba

    ResponderExcluir
  100. Qual seria a mistura para motor os 95 4 tempos...

    ResponderExcluir
  101. Olá amigo, eu tenho um automodelo XSARA (aquele de banca) então estou gastando muito com combustível para brincar com ele, gostaria de saber quais as porcentagens pra preparar combustível pra ele. obrigado pela atenção abraço.

    ResponderExcluir
  102. Amigos me corrijao se eu estiver errado muitos ai dizem que o certo seria
    760 ml de alcool metilico
    160 de oleo de ricino
    60ml de acetona agora pensando bem isso da 16 % de oleo e 6% de acetona mas seria para um litro total de alcool metilico nao para 760 ml acho q o ideal nao seria 39ml de acetona para 760ml de alcool ai da os 6% e facil faz as conta de 60ml de acetona para 760 ml de alcool da quase 10% de acetona certo o ideal nao menos de 8% se nao da corrosao ???

    ResponderExcluir
  103. AMIGO BOA TARDE....
    PARA SE FAZER COM UM LITRO DE METANOL AS PROPORÇÕES FICARIAM ASSIM:

    1000 ML METANOL
    100 ML OLEO MAMONA
    100 ML OLEO DIMETIL PARA ALCOOL
    100 ML NITRO

    ResponderExcluir
  104. Ola amigo o metanol puro que comprei nao tem o cheiro caracterisco dos combustiveis do mercado. Pq? Estou usando metanol 99.8 p.a.

    ResponderExcluir
  105. To tendo problemas com vela. Queimei duas depois de usar o caseirol

    motor asp 52
    helice 11x7
    Caseirol:
    1000ml alcool metilico 99,9
    100 ml oleo dimetil para alcool
    100 ml oleo mamona
    100 ml nitro metano

    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, Paulo lendo seu comentário sobre queima de velas no motor
      ASP .52 com combustível caseiro, creio de que Vc inadvertidamente cometeu um pequeno erro, pois para obter se 1 litro de combustível, temos que levar em conta de que em cada percentual acrescido, tem que deduzir o percentual adicionado no litro, para que no final tenha os exatos 1000 ml e mais ainda ao adicionar o Nitro metano e devido este conter oxigênio em sua composição química melhora em muito a oxigenação dentro da câmara, efetuando assim uma queima mais eficiente do combustível que por sua vez liberando muito mais calor e assim mais potência, e por conseqüência do calor muito elevado e pouco óleo para efetuar uma melhor refrigeração é que vem a queima da vela. Pois Vc obteve 1300 ml de combustível, portanto o percentual de óleo ficou abaixo do recomendado.
      Certo de que pude colaborar.

      Excluir
    2. Olá, asp 52 11x7 e muito, 11x7 se usa no asp 61, talvez por isso é com o baixa porcentagem de óleo seu motor esquentava muito ao ponto de queimar a vela

      Excluir
  106. galera bom dia para todos !!eu fiz meu combustivel usando 5 litros de alcool metilico 99,9 pa e1litro de oleo de ricino puro e funcionou perfeitamente em motores OS 46 max ax e em motor super tigre 90

    ResponderExcluir
  107. Ola amigo. Obrigado pela dica. Realmente revendo a mistura conforme bc informou realmente estava abaixo do ideal. Agora refiz o combustivel e ta tudo normal.
    100 ml de.oleo de ricino
    100 ml de dimetil ou raid champ 100
    100 ml de nitro metano
    700 ml de metanol.

    Aproveitando gostaria de saber se eu refazer a rosca do cabecote do asp 52 e do 61 para usar a vela be (bio etanol) usando 800 ml de alcool de.posto e 200 ml de.oleo de.mamona. vai dar certo?
    Obrigado

    ResponderExcluir
  108. A mistura é boa, mas a Acetona diminui a vida útil do motor ao longo prazo. E tem que fazer em quantidade pra valer a pena. Recomendo Gold Fly sem nitrometano pra quem quer Custo x Benefício, alguém aí já usou? www.goldflycombustivel.com.br/combustivel-automodelo.html

    ResponderExcluir
  109. em um galão de 5 litros de metanol coloco quanto de oleo

    ResponderExcluir
  110. Boa tarde, alguém conhece o óleo DIMETIL Kart para álcool? Gostaria de saber a medida exata para eu usar este óleo com metanol + acetona pura para aero motor 2 e 4 tempos! Alguém poderia me ajudar?

    ResponderExcluir
  111. Bom dia,

    Muito bom seu dutorial, gostaria de sabe de vc em qual proporção ideal para usar em motores alto, para carrinhos.

    Grato
    wctransportes@ig.com.br

    ResponderExcluir
  112. Bom dia.

    Qual seria a proporção ideal para usar, óleo de riceto, acetona e álcool, para o torcedor 4 tempos?

    Grato
    Wctransportes@ig.com.br

    ResponderExcluir
  113. Muito bom gostaria de saber se preciso misturar óleo de kart com rícino também ,uso meio a meio?

    ResponderExcluir
  114. Olá diante dos comentários gostaria de pela primeira vez fábricar meu próprio combustível hj uso omega gostaria de fazer a mesma fórmula me ajudem por favor sou leigo de mais quanto a isso

    ResponderExcluir
  115. execelente aula,amigo tenho um trex 600 motor os 50 sx uso normal combustivel 15 nitro e 18 óleo wild cat ,queria aproveitar um combustivel do meu automodelo que é 25 nitro e 9 óleo marca vp power master ,oque posso fazer para aproveitar esse combustivel no meu heli.

    ResponderExcluir
  116. Olá, qual a melhor mistura para um ASP .61 4 tempos? sem usar nitrometanto!
    rodrigokasp@icloud.com

    ResponderExcluir
  117. Olá amigo, ouvi falar que a acetona é prejudicial ao motor com o tempo, diminuindo sua vida útil, sabe me dizer se é verdade?

    ResponderExcluir
  118. Me parece meio igual a algumas matérias publicadas na revista Hobby News. Porém sem a conotação cientifica da matéria da Hobby News. Para fazer a mistura metanol e óleo 2T é muito fácil, basta seguir parâmetros estequiométricos. Mas avaliar a eficiência do combustível, requer mensurar parâmetros. E o mais complicado e avaliar temporalmente se este combustível será eficiente e se a vida útil do motor será preservada. Veja algo mais científico nestes endereços:
    http://www.fpam.pt/docs/00/00/02/000002y8.PDF
    http://www.nitrometano.com.br/nitrometano/
    Veja um artigo técnico na revista Hobby News de 2004 edição 38 pags 15 a 17.
    http://www.rcmasters.com.br/viewtopic.php?t=19450&p=181946
    http://www.fpam.pt/docs/00/00/00/0000008y.PDF
    http://www.fpam.pt/docs/00/00/00/0000008z.PDF

    ResponderExcluir
  119. Olá pessoal, vi em outros post que para colorir o combustivel basta cortar um pedaço equivalente a metade de uma folha A4 de papel tipo celofane(da cor preferida) para um litro de combustivel e deixar por alguns minutos até chegar na cor desejada, depois retirar a folha. Pronto.

    ResponderExcluir
  120. Pode-se usar etanol ou etilico 99,5% para fazer o combustivel?

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário... Assim que a moderação analisar, seu comentário será publicado!